Tempo de leitura: 6 minutos
Você já parou para pensar que a forma como você enxerga a vida pode estar te aprisionando em um lugar de desânimo, tristeza e desmotivação? Sei que talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas é altamente provável que você esteja vivendo nessa prisão emocional, sem que você se dê conta.
Hoje você vai descobrir como fazer para encontrar a saída dessa prisão, para nunca mais voltar a ela. E além de atingir a sua liberdade emocional, você também fortalecerá a sua autoestima nesse processo.
Mas, para acessar a chave que vai te libertar de uma vez por todas dessa prisão, você precisa primeiro compreender como ela funciona.
O que faz com que você se sinta feliz, motivada, triste ou desanimada? Aposto que a primeira resposta que vem à mente é: a vida. Adivinhei?
A maioria das pessoas acredita que os nossos sentimentos decorrem das coisas que nos acontecem, mas esse pensamento é totalmente equivocado. Os nossos sentimentos não dependem dos acontecimentos externos, mas sim da forma como interpretamos aquilo que nos acontece.
Os acontecimentos são neutros. Eles não são positivos ou negativos, por si sós. A conotação de positividade ou negatividade é fruto da interpretação que fazemos deles. Tudo é uma questão de perspectiva.
Um mesmo fato pode ser positivo para você e negativo para mim, ou vice-versa. Aposto que você já presenciou em sua vida um acontecimento que foi tido por uma pessoa como motivo de alegria e comemoração e, por outra, como motivo de tristeza. O evento era o mesmo, a única coisa que mudou foi a perspectiva que cada pessoa criou para enxergá-lo.
A forma como nos sentimos diante dos acontecimentos depende unicamente da nossa interpretação sobre eles. Apesar de ser algo possível de ser treinado e cultivado de forma consciente, a maioria das pessoas não está atenta para isso e acaba vivendo num piloto automático de negatividade.
E aonde você acha que elas vão parar agindo no automático? Isso mesmo, lá naquela prisão emocional.
A negatividade tende a ser o piloto automático da maioria das pessoas. Possivelmente, também é o seu, e isso se deve, em muito, às inúmeras mensagens que você recebe o tempo todo e que alimentam o medo, a escassez e todo o tipo de padrão negativo. Em todo o lugar para onde você olha há alguma mensagem nesse sentido e, como você não as questiona, elas acabam se tornando verdadeiras para você, fazendo com que você aja e se comporte como se o mundo fosse um lugar hostil.
A boa notícia é que esse cenário pode ser modificado com apenas uma pequena alteração nos seus pensamentos, fazendo com que você transforme o seu modo de enxergar os acontecimentos e situações, educando o seu olhar para sempre ver o lado positivo.
Isso tudo é fruto de um treinamento. Vou te explicar como isso acontece utilizando um exemplo prático, porque acredito que com exemplos fica muito mais fácil visualizar e assimilar qualquer tipo de conhecimento. Então, vou te dar um exemplo da minha própria vida.
Assim como todas as pessoas, a minha vida é permeada por momentos desafiadores. Durante muito tempo isso me desanimou e desmotivou, mas eu desenvolvi uma técnica para aplacar esse desânimo e interpretar de forma totalmente diferente esse tipo de acontecimento. Eu criei uma crença fortalecedora de que em todo problema existe uma oportunidade disfarçada. E, se eu ainda não consigo ver a oportunidade, é porque tem algo naquela situação que ainda não estou conseguindo enxergar.
Dessa forma, sempre que um momento desafiador bate à minha porta, ao invés de me descabelar ou ficar desanimada, eu olho para aquela situação com olhos investigativos e me pergunto: “Onde está a oportunidade disfarçada nesse desafio? O que eu ainda não estou conseguindo ver sobre essa situação?”
Esse raciocínio é a chave para me libertar de uma prisão emocional de negatividade e paralisia. Não sei se você percebeu, mas eu estou educando a minha mente a não se conformar com os problemas e buscar sempre alternativas que me tragam crescimento e aprendizado.
E você também pode fazer o mesmo, treinando sua mente, por meio das suas próprias crenças e perguntas poderosas, para transformar completamente a forma como você interpreta e se comporta diante das situações que hoje podem estar tirando a sua paz.
Mas, o que isso tem a ver com autoestima? Tem tudo a ver! Desenvolver esse comportamento de educar o seu olhar para enxergar o lado positivo das situações faz com que você assuma o papel de líder da sua vida.
Ao agir assim, você sai de uma posição de passividade diante da vida, que poderia te levar a se enxergar como vítima das circunstâncias, e se coloca em um lugar de poder, de ação e pró-atividade diante da sua realidade. Você afirma para você mesma que quem está no comando da sua vida, dos seus sentimentos, pensamentos e reações é você mesma, tomando as rédeas da sua vida nas suas mãos.
Você fortalece a sua autoconfiança, pois a mensagem que essa conduta passa ao seu inconsciente é de que você é forte e que nada, nem ninguém consegue te tirar do seu centro ou minar o seu poder pessoal.
Além disso, você também reafirma a mensagem interna de que você é merecedora de amor, felicidade, sucesso e coisas boas, e que não vai parar enquanto não alcançar exatamente aquilo que merece, nada menos do que isso.
Isso tudo é algo tão poderoso que só de escrever sobre o assunto eu já me empolgo, empodero e fortaleço. E todo esse poder também está ao seu alcance. Basta uma dose de presença e atenção para sair do piloto automático da negatividade e agir conscientemente para desenvolver um novo olhar de positividade sobre tudo o que te acontece.
Esse é justamente o desafio que quero te propor durante os próximos dias. Comece a ficar presente para a forma como você enxerga a sua realidade e para os pensamentos que têm diante de tudo o que acontece. Faça suas observações e meça os seus níveis de energia. Em seguida, crie pensamentos que te façam desenvolver um olhar positivo sobre esses mesmos acontecimentos (como o exemplo que dei sobre o meu modo de pensar, buscando as oportunidades disfarçadas nos desafios). Veja como você se sente ao agir assim e como ficam os seus níveis de energia. Por fim, é só decidir como você escolhe agir de agora em diante e qual olhar você escolhe cultivar.
Fez sentido para você? Topa o desafio? Então fala para mim aqui nos comentários, dizendo se você está comprometida a desenvolver esse novo olhar e assumir o papel de líder da sua vida.
Link permanente
ótimo o artigo de vocês , realmente eu me surpreendi e muito! estão de parabéns! Obrigada pelo conteudo!!
Link permanente
Que bom, Andresa! Fico feliz que tenha gostado =)